Monday, August 20, 2007

As férias deste ano

Sexta-feira, 3 de Agosto 2007


Quando se está afastada do panorama telenovelístico nacional há tanto tempo como eu e depois se vê o que vi hoje é quando se pensa que pior não pode ficar.

Eu estava a fazer companhia à minha avó ao serão e como já vem sendo o meu estilo, assim que me encostei no sofá deixei-me dormir. Passado um bom bocado, já estava a a dar a telenovela, abri os olhos e esperguicei-me e vi o seguinte:

A teresa guilherme agora já é actriz, o Duarte e companhia faz papel de padre e estavam os dois aos beijos! Explicou-me a minha avó que a teresa guilherme faz de divorciada do nicolau breyner que por seu lado anda com a sofia aparício. Imagino que esta telenovela tenha ainda muito para dar eu é que não sei se quero ver mais..






Domingo, 5 de Agosto de 2007



A primeira vez que fui a uma discoteca tinha 16 anos. Lembro-me como se fosse ontem.
Estava de férias aqui no Vale da Telha, tinha cá um grupo de amigos também miudos e andavamos todos malucos por sair à noite. Nessa altura o Vale da Telha tinha um parque de campismo com uma boa piscina, mini-golf, supermercado e lá está, a discoteca.
Se há coisas surreais são as discotecas de província. Esta dava pelo nome de Dinossaurus e ficava na cave do parque de campismo por baixo do mini-golf.


A Dinossaurus era um dinossauro (duh!) sorridente, com 4 dedos em cada mão e os braços abertos. Assim como fazem os T-rex quando lhes contam anedotas. Deitava luz pela boca e creio que tinha um letreiro luminoso com o nome.

Tinha uma porta na barriga e quando se entrava dava assim ares de ser tipo o esófago do bicho com escadas. Ou o esófago ou as costelas. Um porteiro bruto guardava a porta e cobrava a entrada. Juro que já não me lembro quanto era.
Lá dentro havia pinturas murais – do tempo dos dinossauros – com uma selva, o adão e a eva, outros dinossauros a pastar e uns lagos com palmeiras e assim.
O artista ou decorador devia ter algumas dúvidas de história…
A Dinossaurus tinha uma pista de dança em forma de donut com um pilar largo ao meio. Ao bar estavam sempre sentados os clientes habituais, os mesmos que estacionavam as motas à porta (Famel, Zundap, Casal…). Esses nunca os vi dançar, acho que iam lá mesmo para ouvir boa música. O resto das pessoas era veraneantes, clientes do parque de campismo, ou como nós, a alugar casas . Iam famílias inteiras com miudos de 4 anos e tudo e toda a gente se divertia.



A música era o rock da moda ou qq coisa que passasse na Rádio Cidade e um remix do crocodilo do Iran Costa. (quem é que não se lembra!)
Todos os anos havia as festas da espuma que nós adorávamos em que podiamos dançar enquanto lavavamos a roupa ao mesmo tempo.

Hoje passei em frente à Dinossaurus. O parque de campismo faliu e está abandonado.
A piscina está vazia só com alguma água podre e lixo na parte mais funda.
O dinossauro está todo partido. Parte da minha adolescência está ali. Diverti-me muito lá no estômago do dinossauro. Hoje fui tirar fotografias porque imagino que aquilo não fique ali para sempre.


O resto das férias.

Eu nunca fui muito boa a manter compromissos com este blog.
Achei que iria escrever no word todos os dias e depois era só fazer copy/paste et voilá, o blog estaria cheio de novidades das férias.
A verdade é que não tive paciência.
Passei os meus dias a apanhar sol à beira da piscina ou a ver o 24 na sala.
É uma pena que ainda não tenham inventado portáteis com monitores em que se consiga ver alguma coisa na rua. Nos filmes é que os maus ou os espiões estão sempre numa esplanada (ou mesmo à beira da piscina) com os computadores portáteis onde conseguem sempre ver tudo sem problemas de contraste.

As férias foram boas para descansar, comer peixe, marisco, polvo… coisas que cá em londres não há.
Também aproveitei para fazer caminhadas de 45 minutos com a minha mãe e com o nike+ipod que comprei quando saíu e tinha que lhe dar algum uso.
Agora tenho que descobrir como é que aquilo se calibra, é que o conta quilómetros do carro diz que fizemos por dia quase 4 km e o nike+ diz quase 6km.
Também fui uns dias à praia e outros a Aljezur à praça.

No fim voltei a Almada por dois dias, fui jantar
com a Rakell e o Tiago F. e depois fomos ao cinema ver aquele filme muito mau chamado Disturbia.
Vale a pena para miudos de 17 anos que dão arrotos no cinema. Estavam lá uns quantos.
No dia a seguir fui à praia com o Pedro H. e o Tiago S. e – atenção - joguei à bola na praia, coisa que nunca me tinha imaginado a fazer e da qual me fartei depressa. É como eu imaginava. A bola arranha os pés.

Vou mostrar uma selecção de fotos, por esta ordem de eventos
Tenho um filme do Pedro e do Tiago a jogar à bola quais Figo e Ronaldinho mas só ponho no youtube se me deixarem.

2 comments:

Mãe Happy said...

1ª parte - A telenovela!

Ah Joana... descobriste a Vingança! Sim, essa telenovela é um remake da história do Conde do Monte Cristo, em que as espadas estão nas aulas de esgrima e os duelos são feitos com pistolas e muitos tiroteios, que são do mais artificial que pode existir! Realmente a produção nacional está longe de ser boa!

2ª parte - A Discoteca!

O ano passado, quando estive abancada por essas bandas, num merecido descanso, passei pelo dinossauro. Não sabia o que era e pareceu-me francamente ridículo estar ali um dinossauro ao pé de um parque de campismo decadente. Agora já percebi o que foi aquilo!

3ª parte - As tuas férias!

Infelizmente não deu para estarmos juntas!
Agrada-me ver que te divertiste e que aproveitaste os poucos dias em que cá estiveste!

4ª parte - As saudades!

Tenho saudades tuas....

Beijocas

Norberto said...

https://photos.app.goo.gl/uBJ9daBYRuPpWSek2