Em resposta aos comentários que me fizeram, cá vai:
Quando no post de baixo disse que não tinha saudades da minha terra, dos prédios e das ruas, referia-me mesmo à minha cidade, pelas suas ruas sujas, falta de palneamento urbanístico (decente pelo menos), pelos edifícios horrorosos que vão sendo construídos, pela pretensão de ser uma cidade grandiosa mas depois fica-se só pela pretensão porque as coisas são pequenas e tacanhas. Temos o exemplo do Metro de Superfície que nunca mais fica pronto porque o planeamento não foi bem feito, obras embargadas, trânsito entupido e desviado, etc.. E isto é só um exemplo.
Não, a minha cidade natal não é bonita, leve-se lá alguem de fora e façam-se-lhe as perguntas.
- Caro senhor, gosta da Cova da Piedade e da sua Rua da Cooperativa?
- O que pensa dos prédios novos ao pé da estação de comboios do Pragal?
- O que tem a dizer da construção de um Teatro colossal numa zona sem estacionamento possível? E do revestimento do teatro gosta? Ah já o viu de avião? É um cubinho azul no centro da cidade não é?
- E da Estrada das Barrocas, gosta?
- O que pensa cheiro que a chaminé da incineradora do hospital manda nos dias de calor..
- Gosta do serviço que os autocarros da TST prestam à cidade?
- Só mais uma pergunta... Sabia que se abateram árvores com mais de 60 anos na Avenida 23 de Julho com o pretexto de alargar a estrada e depois a estrada ficou igual? Foi mais de uma dezena de plátanos enormes.
É claro que Portugal tem zonas lindíssimas onde não me importava nada de morar.
No início do ano andei pelo norte do país e fiquei pasmada com Arcos de Valdevez, por exemplo. Uma terra limpa, bonita, pequena sim e de província, mas sem pretensões. O que lá fazem para melhorar a terra, melhora-a a mesmo.
Eu posso dizer o que penso da minha terra, aliás devo dizê-lo.
Desculpa Nuno se ficas chateado com a minha opinião, tu moras no bairro mais bonito da cidade, é natural que aches que estou a ser injusta.
Hugo tens toda a razão àcerca do Brasil. Beijinhos para a tua cara metade também.

Esta foto foi tirada antes do viaduto do Metro de superfície estar concluído.
5 comments:
ei, o metro ta pronto! ;)
a cidade ficou um pouco melhor mas... como sempre.. aiai.. esta a funcionar, mas... paredes enormes cinzentas... sem uma pintura, sem obras de arte, sem mapas (pouquissimos..), com tubos e canos a espreita... parece que nunca ha gosto para nada..
sim, a cidade, tao linda, pela sua beleza natural e antiguidade, tornou-se feia pelos predios que se foram (e vao) construindo, sem gosto, sem estetica, sem cabimento algum... pena, pena...
eu tambem, sempre que levo ao Porto amigos de outros paises, tendo desviar-lhes a atencao e dar-lhes a ver o que interessa (e ainda nao ruiu). pena...
O metro não está nada pronto. a ligação pela Cova da Piedade onde era o Pão de Açucar (ou Jumbo, que é a mesma coisa) ainda está parada e o trânsito é desviado.
E mais, onde estão as obras para ligar Almada propriamente dita a Cacilhas? Não vi nada...
Só em Almada é que vejo chaminés de churrascarias a debitar permanentemente fumos malcheirosos para níveis inferiores ao das varandas contíguas. Por exemplo, frente à PSP (Almada) e na Cova da Piedade à saída para a Margueira. Inacreditável! Os almadenses têm menos direitos.
E dejectos caninos é por toda a parte.
E demagogia do tipo "Almada promete e faz".
A.
certo...
mas não há nada como a Almada velha, onde me sinto tão bem.
Nem vou comentar o que se passa no concelho onde moro..
mais uma coisa, sabiam que os pinheiros do distrito estão todos com doenças? devido a um bicho qualquer...
Este post matou-me!
Estou que nem posso....
Vou chorar um bocado e já volto...
Buáááááá´!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Post a Comment